Carregando…
Voltar

Relatórios de Monitoramento do FIP

O FIP desenvolveu um sistema de monitoramento e relatórios (M&R) que ajuda os países a acompanhar seu progresso na redução da pressão sobre as florestas para alcançar um crescimento de baixo carbono.

O sistema FIP M&R está estruturado para permitir o acompanhamento anual e a geração de relatórios sobre o progresso dos investimentos do FIP em vários níveis – do projeto ao país e ao programa global.

O sistema baseia-se no quadro de resultados do FIP, que serve como base para monitorar e avaliar o impacto, os resultados e os produtos das atividades financiadas pelo FIP. Ele incorpora três categorias de temas de relatórios destinados a refletir o esperado processo de transformação nos países do FIP, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e degradação florestal, aumentando a capacidade institucional, melhorando a posse da terra e reduzindo a perda de biodiversidade.

  • Categoria 1: Temas Comuns
    Tema 1.1: Reduções ou prevenção de emissão de GEE/melhoraria dos estoques de carbono
    Tema 1.2: Co-benefícios de meios de subsistência
  • Categoria 2: Outros temas relevantes de co-benefício
    Tema 2.1: Biodiversidade e outros serviços ambientais
    Tema 2.2: Governança
    Tema 2.3: Posse, direitos e acesso
    Tema 2.4: Desenvolvimento de capacidade
  • Categoria 3: Impactos adicionais no nível nacional
    Tema 3.1: Teoria da mudança e suposições
    Tema 3.2: Contribuição para REDD+ nacional e outras estratégias nacionais de desenvolvimento e adoção de abordagens do FIP
    Tema 3.3: Apoio recebido de outros parceiros, incluindo o setor privado
    Tema 3.4: Ligação do DGM 1 aos investimentos do FIP do ponto de vista do governo
    Tema 3.5: Destaques e vitrines

O sistema FIP M&R fornece dois fluxos complementares de coleta de dados e relatórios anuais: o relatório do plano de investimento, que ocorre no nível nacional e é liderado pelos países de forma participativa, e o relatório do projeto, que envolve o país ou o relatório de dados de nível de projeto dos BMDs diretamente para a Unidade Administrativa CIF. Este kit de ferramentas fornece orientação sobre a implementação do plano de investimento e dos fluxos de relatórios do projeto.

O relatório do plano de investimento é fundamental para o FIP e um marco de sua abordagem programática e participativa. Como principal administrador das atividades locais do FIP, o ponto focal do FIP no país supervisiona os relatórios do plano de investimentos para produzir um relatório anual de resultados do FIP em nível nacional para apresentação à Unidade Administrativa do CIF até 30 de junho de cada ano.

O relatório do projeto é projetado para complementar o relatório do plano de investimento com dados de Categoria 1 e Categoria 2 mais detalhados e intermediários no nível do projeto (necessários para todos os projetos) reportados diretamente à Unidade Administrativa CIF anualmente. Esse processo é liderado pelo ponto focal do FIP no país ou, se assim o desejar, pelos BMDs que implementam o financiamento do FIP.

 


RELATÓRIOS ANUAIS:

Plano de Monitoramento FIP do Brasil

Relatório FIP MR 2018

Relatório FIP MR 2017

Relatório FIP MR 2016

Relatório FIP MR 2015

Relatório FIP MR 2014

Reunião Países Piloto do FIP – Setembro 2013

Reunião Países Piloto do FIP – Outubro 2012