Carregando…
5 777

DESTAQUES

Voltar

Oficina de Sinergias do PIB/FIP

No dia 26 de novembro de 2018 foi realizada, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, a “Oficina para Identificação de Sinergias entre os Projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP)”, com o objetivo de identificar possíveis sinergias entre os oito projetos que compõem PIB/FIP, priorizá-las em função do interesse das partes envolvidas e da viabilidade de realização e planejar a implementação das sinergias selecionadas para o exercício de 2019.

Para a preparação da oficina foram realizadas diversas atividades, dentre elas: a leitura dos documentos; elaboração de um breve diagnóstico da fase atual; realização de entrevistas com os gestores dos projetos e com o Banco Mundial; identificação de possíveis sinergias e planejamento das atividades a serem realizadas durante o evento.

Participaram do evento 36 pessoas: gestores, técnicos dos órgãos coordenadores, representantes do Banco Mundial, das agências executoras e outros parceiros estratégicos.

Durante o evento, identificou-se a necessidade de comunicação constante e efetiva entre os gestores do PIB para a implementação de ações coordenadas. Destacou-se ainda a importância de buscar soluções conjuntas e colaborativas, especialmente em relação aos fatores de governança que possam garantir a adequada execução dos recursos e a continuidade do programa como um todo.

Na sessão de encerramento do evento, os coordenadores dos projetos apresentaram um Plano de Ação para a implementação das 29 sinergias identificadas, com as respectivas ações necessárias, equipe responsável e um cronograma de ações a ser implementado em 2019.

Encontre no link a seguir o relatório do evento:

Relatorio_FIP_Sinergias_MariaEugenia_Fernandes_revisado