NOTÍCIAS

21/09

Ipê e pequizeiro estão na lista de árvores simbólicas do Inventário Florestal Nacional

Pequizeiro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascente Geraizeira em Rio Pardo de Minas. Foto: Acervo DGM/CAA – Leo Lopes

Espécies emblemáticas do Cerrado, o ipê e o pequizeiro constam na lista divulgada pelo Inventário Florestal Nacional (IFN) neste 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore. A divulgação de dados coletados em campo pelo IFN inclui números de árvores encontradas em campo, medidas, formas de utilização e locais de ocorrência. Confira aqui.


+ Leia mais…

17/09

Projeto Paisagens Rurais capacita técnicos na Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

Supervisor do projeto em Minas Gerais, Sebastião Rezende. Foto: Adriano Brito

O Projeto Paisagens Rurais está capacitando, por meio de videoconferência, cerca de 100 técnicos de campo e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Maranhão com estratégias de transferência de tecnologias em recuperação de áreas e de pastagens degradadas.


+ Leia mais…

11/09

Dia Nacional do Cerrado marca importância do bioma

Pesquisador em campo no Alto Araguaia (Mato Grosso) pelo projeto FIP Inventário Florestal Nacional (IFN). Foto: Janderson Wantz Saltus

O Dia Nacional do Cerrado, celebrado desde 2013 em 11 de setembro, marca a importância do segundo maior bioma do América do Sul, considerado o berço das águas e amplamente reconhecido por sua rica biodiversidade.


+ Leia mais…

26/08

Povos e comunidades tradicionais do Piauí registram terras

A mobilização para a inscrição de 15 mil famílias de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Piauí no Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo projeto FIP CAR, iniciou em julho, após publicação de decreto estadual permitindo o retorno das atividades não essenciais. A expectativa é atender todas as famílias até março de 2021.


+ Leia mais…

21/08

Projeto finaliza relatórios de monitoramento do Programa de Investimento Florestal

Com a coordenação técnica da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apoio do Fundo de Investimento para o Clima e execução da Fundação Pró-Natureza (Funatura), o projeto FIP Coordenação finalizou o relatório de monitoramento anual do para o Programa de Investimento Florestal (FIP).


+ Leia mais…

08/07

Gestores e stakeholders se encontram on-line para revisão dos projetos

Nesta terça-feira (08/07), gestores e stakeholders (partes interessadas no projeto) se reuniram em sala virtual, num total de 32 participantes, para conhecer os principais resultados de cada um dos oito projetos que compõe o Programa de Investimento Florestal (FIP) do Plano de Investimentos do Brasil (PIB).
+ Leia mais…

23/06

DGM Brasil é premiado em concurso Internacional de Fotografia

O DGM Brasil ganhou três prêmios no concurso de fotografia do DGM Global, o DGM Photo Contest: Storytelling Through the Eyes of Indigenous Peoples & Local Communities (Narrativas pelos olhos de povos indígenas e comunidades locais).

Um dos projetos da carteira FIP (Programa de Investimento Florestal), o DGM atua com pequenos projetos que abrangem ações diversas como recuperação de nascentes, melhoria na cadeia de produção de artesanato, melhoria na produção agrícola de pequenas áreas, estratégias de monitoramento e segurança territorial, entre outras. No total, estão sendo financiadas 64 iniciativas em diferentes comunidades do bioma Cerrado.


+ Leia mais…

15/06

Cozinha comunitária alia renda e preservação dos recursos naturais do Cerrado

Uma cozinha comunitária que reúna mulheres do município para transformar as frutas do Cerrado em polpas e doces: iniciativa simples, mas que faz a diferença junto às comunidades quilombolas de Pedra Preta, Puris e Brejo São Caetano, localizadas entre as cidades de Manga e Montalvânia (MG).

Além da renda com a venda dos produtos, a comunidade ganha sustentabilidade ao beneficiar frutos do extrativismo, conservando a biodiversidade local. O projeto recebeu apoio do DGM Brasil e tem como agência executora o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM).


+ Leia mais…

05/06

Projeto Paisagens Rurais realiza terceira missão de supervisão do Banco Mundial

O Projeto FIP Paisagens Rurais, voltado para a recuperação ambiental e produtiva de propriedades rurais no Bioma Cerrado, realizou a terceira Missão de Supervisão do Banco Mundial no final do mês de maio (28 e 29/05). Participaram representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Cooperação Alemã GIZ e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


+ Leia mais…

29/05

Projeto ABC Cerrado se torna referência de sustentabilidade do agro em acervo da ONU

O ABC Cerrado tornou-se referência no acervo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como caso de sucesso da sustentabilidade do agro brasileiro.

O ABC Cerrado capacitou 7,8 mil produtores rurais do bioma em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.


+ Leia mais…

30/04

Climate Ventures apoia aceleração de negócio junto ao FIP Macaúba

Na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, uma palmeira com frutos alaranjados chamada Macaúba tem sido a protagonista de uma ação binacional envolvendo tecnologias de plantio, processamento de óleo vegetal orgânico e parceria com produtores locais. O Projeto Macaúba é realizado pela empresa alemã-brasileira Inocas – Soluções em Ambiente S.A. (em inglês, Innovative Oil and Carbon Solutions) e é responsável pela introdução de um novo conceito de aproveitamento das pastagens pelos pecuaristas do Cerrado. Neste mês (abril 2020), a Inocas iniciou o processo de impulsionamento dos negócios a partir de uma análise personalizada feita pelo Instituto Climate Ventures.


+ Leia mais…

14/04

Projeto Sementes da Vida encerra atividades em terra indígena A’uwe no MT

Apoiada pelo Mecanismo de Doação Dedicado a Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais no Âmbito do Programa de Investimento Florestal (DGM/FIP Brasil), a Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento encerrou, neste mês, o projeto Sementes da Vida na Terra indígena A’uwe Pimentel Barbosa, localizada no município de Acorizal, Mato Grosso.


+ Leia mais…

13/04

Cartilha orienta produtores rurais na prevenção ao Covid-19

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram uma cartilha online com recomendações de prevenção ao Coronavírus nas propriedades rurais. O documento apresenta orientações e medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho, considerando o caráter essencial das atividades de produtores e trabalhadores rurais para o abastecimento da população.


+ Leia mais…

01/04

Gestores fazem reunião de balanço on-line

Nesta terça-feira (31/03), os gestores da carteira de projetos do Fundo de Investimento Florestal (FIP) reuniram-se de forma virtual, em encontro que aconteceria em Brasília (DF) antes da adoção das medidas de isolamento social em função da Covid19. A reunião estava prevista no calendário do programa para promover a integração e a comunicação entre os projetos, e subsidiar o relatório de monitoramento que o projeto FIP Coordenação elabora anualmente.


+ Leia mais…

13/03

Projetos da carteira FIP são apresentados para a Rede Cerrado

Nesta quarta-feira (11/03), representantes de entidades da sociedade civil que compõem a Rede Cerrado tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a carteira FIP (Fundo de Investimento Florestal) do Plano de Investimento do Brasil (PIB). Juntos, os oito projetos da carteira representam a principal iniciativa de cooperação internacional para o Cerrado brasileiro. Ao total, são cerca de 100 milhões de dólares em investimentos para a sustentabilidade do Bioma.

O Programa foi apresentado durante a IX Assembleia Geral Ordinária da Rede Cerrado, em Brasília (DF). Os participantes puderam entender como funciona o arranjo de governança para que os projetos aconteçam, desde a gestão até os beneficiários. O FIP Brasil é parte da estratégia global do CIF (Fundo de Investimento para o Clima) em 14 países.


+ Leia mais…

13/02

Equipe do Projeto FIP Paisagens rurais discute Comunicação e Salvaguardas

As equipes do Programa de Investimento Florestal (FIP) estiveram reunidas em duas oficinas de trabalho nesta semana. Uma foi sobre Comunicação e a outra, sobre Políticas de Salvaguardas do Banco Mundial, a agência implementadora do programa. Ambas debateram temas relevantes para o projeto FIP Paisagens Rurais.


+ Leia mais…

22/08

Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil se reúne em Montes Claros para 7ª reunião ordinária

O Comitê Gestor Nacional, composto por representações indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com reconhecida atuação no Cerrado Brasileiro, além de representantes do governo federal está reunido, hoje (22), juntamente com a agência executora do DGM Brasil, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – NM e o Banco Mundial em sua 7ª reunião ordinária, em Montes Claros/ MG.
+ Leia mais…

07/08

Seminário apresenta relatório anual do Programa de Investimento Florestal (PIB)

No dia 24 de junho de 2019, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF), foi apresentado o relatório anual de monitoramento do Programa de Investimento Florestal (PIB).
+ Leia mais…

19/12

Encontro com o Inventário Florestal Nacional: Situação e Perspectivas

O Serviço Florestal Brasileiro realizou no dia 18 de dezembro de 2018, no auditório do Cenaflor, na sede do órgão, em Brasília, evento sobre o andamento do Inventário Florestal Nacional (IFN) em todo o país.


+ Leia mais…

30/11

Banco Mundial lança relatório sobre os projetos do FIP no Brasil

No final de November de 2018 o Banco Mundial lançou o relatório “A case study of the Brazil Forest Investment Program – an innovative approach to forest investments in the Cerrado biome, 2012–2018”.

O relatório, em inglês e com 32 páginas, apresenta o Plano de Investimentos do Brasil (PIB) para o FIP e discute questões estratégicas como a teoria da mudança, o arranjo institucional, engajamento dos atores, a relação com as políticas públicas existentes, sinergias entre projetos, lições aprendidas e o futuro do PIB.


+ Leia mais…

27/11

Oficina identifica sinergias entre os projetos FIP

No dia 26 de novembro de 2018 foi realizada, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, a “Oficina para Identificação de Sinergias entre os Projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP)”, com o objetivo de identificar possíveis sinergias entre os oito projetos que compõem PIB/FIP, priorizá-las em função do interesse das partes envolvidas e da viabilidade de realização e planejar a implementação das sinergias selecionadas para o exercício de 2019.


+ Leia mais…

27/09

Workshop do Projeto Monitoramento

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 foi realizado,  em Brasília, o Workshop do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro.


+ Leia mais…

30/07

Visita Técnica do Projeto FIP Coordenação ao Projeto FIP ABC

Com o intuito de desenvolver um mecanismo de monitoramento da execução de todos os projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o FIP, o Projeto FIP Coordenação realizou uma visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em 30 de julho de 2018, para conhecer os sistemas de gestão física e financeira utilizados na implementação do Projeto FIP ABC.

Estiveram presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Pró-Natureza e do SENAR.


+ Leia mais…

15/07

Notícias do FIP no Brasil

O Banco Mundial tomou a iniciativa de criar um canal de informação entre os projetos do Plano de Investimentos do Brasil e o Subcomitê do FIP (motivo pelo qual é na língua inglesa).


+ Leia mais…

27/06

Seminário de Validação do Relatório FIP M&R 2017

No dia 26 de junho de 2018, foi realizada, em Brasília, nas dependências do Hotel Windsor, a Oficina de Apresentação do Relatório de Monitoramento do Plano de Investimento do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP) relativo ao exercício de 2017.


+ Leia mais…

02/02

Inventário chega a quase 80% do Cerrado

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) dará início, em março, ao Inventário Florestal Nacional (IFN) nos 92 milhões de hectares de Cerrado dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somando as áreas já inventariadas e em andamento, a coleta de dados chega a quase 80% de toda a área do bioma no país.


+ Leia mais…

01/05

A palmeira que desponta como novo ‘ouro verde’ do Brasil

Uma planta de uso múltiplo, no ponto para explodir comercialmente. Cotada no início dos anos 2000 como fonte promissora de biocombustível, a macaúba ultrapassou expectativas dos pesquisadores, que agora apostam no seu potencial além da produção de energia.


+ Leia mais…