NOTÍCIAS

22/08

Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil se reúne em Montes Claros para 7ª reunião ordinária

O Comitê Gestor Nacional, composto por representações indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com reconhecida atuação no Cerrado Brasileiro, além de representantes do governo federal está reunido, hoje (22), juntamente com a agência executora do DGM Brasil, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – NM e o Banco Mundial em sua 7ª reunião ordinária, em Montes Claros/ MG.
+ Leia mais…

07/08

Seminário: Apresentação do Relatório de Monitoramento Anual

O Seminário foi realizado no dia 24 de junho de 2019 no auditório do Ministério do Meio Ambiente em Brasília – Distrito Federal. 
+ Leia mais…

19/12

Encontro com o Inventário Florestal Nacional: Situação e Perspectivas

O Serviço Florestal Brasileiro realizou no dia 18 de dezembro de 2018, no auditório do Cenaflor, na sede do órgão, em Brasília, evento sobre o andamento do Inventário Florestal Nacional (IFN) em todo o país.


+ Leia mais…

30/11

Banco Mundial lança relatório sobre os projetos do FIP no Brasil

No final de November de 2018 o Banco Mundial lançou o relatório “A case study of the Brazil Forest Investment Program – an innovative approach to forest investments in the Cerrado biome, 2012–2018”.

O relatório, em inglês e com 32 páginas, apresenta o Plano de Investimentos do Brasil (PIB) para o FIP e discute questões estratégicas como a teoria da mudança, o arranjo institucional, engajamento dos atores, a relação com as políticas públicas existentes, sinergias entre projetos, lições aprendidas e o futuro do PIB.


+ Leia mais…

27/11

Oficina de Sinergias do PIB/FIP

No dia 26 de novembro de 2018 foi realizada, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, a “Oficina para Identificação de Sinergias entre os Projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP)”, com o objetivo de identificar possíveis sinergias entre os oito projetos que compõem PIB/FIP, priorizá-las em função do interesse das partes envolvidas e da viabilidade de realização e planejar a implementação das sinergias selecionadas para o exercício de 2019.


+ Leia mais…

27/09

Workshop do Projeto Monitoramento

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 foi realizado,  em Brasília, o Workshop do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro.


+ Leia mais…

30/07

Visita Técnica do Projeto FIP Coordenação ao Projeto FIP ABC

Com o intuito de desenvolver um mecanismo de monitoramento da execução de todos os projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o FIP, o Projeto FIP Coordenação realizou uma visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em 30 de julho de 2018, para conhecer os sistemas de gestão física e financeira utilizados na implementação do Projeto FIP ABC.

Estiveram presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Pró-Natureza e do SENAR.


+ Leia mais…

15/07

Notícias do FIP no Brasil

O Banco Mundial tomou a iniciativa de criar um canal de informação entre os projetos do Plano de Investimentos do Brasil e o Subcomitê do FIP (motivo pelo qual é na língua inglesa).


+ Leia mais…

27/06

Seminário de Validação do Relatório FIP M&R 2017

No dia 26 de junho de 2018, foi realizada, em Brasília, nas dependências do Hotel Windsor, a Oficina de Apresentação do Relatório de Monitoramento do Plano de Investimento do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP) relativo ao exercício de 2017.


+ Leia mais…

02/02

Inventário chega a quase 80% do Cerrado

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) dará início, em março, ao Inventário Florestal Nacional (IFN) nos 92 milhões de hectares de Cerrado dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somando as áreas já inventariadas e em andamento, a coleta de dados chega a quase 80% de toda a área do bioma no país.


+ Leia mais…

01/05

A palmeira que desponta como novo ‘ouro verde’ do Brasil

Uma planta de uso múltiplo, no ponto para explodir comercialmente. Cotada no início dos anos 2000 como fonte promissora de biocombustível, a macaúba ultrapassou expectativas dos pesquisadores, que agora apostam no seu potencial além da produção de energia.


+ Leia mais…