DESTAQUES

Gestores e stakeholders se encontram on-line para revisão dos projetos

Nesta terça-feira (08/07), gestores e stakeholders (partes interessadas no projeto) se reuniram em sala virtual, num total de 32 participantes, para conhecer os principais resultados de cada um dos oito projetos que compõe o Programa de Investimento Florestal (FIP) do Plano de Investimentos do Brasil (PIB). + Leia mais…

DGM Brasil é premiado em concurso Internacional de Fotografia

O DGM Brasil ganhou três prêmios no concurso de fotografia do DGM Global, o DGM Photo Contest: Storytelling Through the Eyes of Indigenous Peoples & Local Communities (Narrativas pelos olhos de povos indígenas e comunidades locais).

Um dos projetos da carteira FIP (Programa de Investimento Florestal), o DGM atua com pequenos projetos que abrangem ações diversas como recuperação de nascentes, melhoria na cadeia de produção de artesanato, melhoria na produção agrícola de pequenas áreas, estratégias de monitoramento e segurança territorial, entre outras. No total, estão sendo financiadas 64 iniciativas em diferentes comunidades do bioma Cerrado.

+ Leia mais…

Cozinha comunitária alia renda e preservação dos recursos naturais do Cerrado

Uma cozinha comunitária que reúna mulheres do município para transformar as frutas do Cerrado em polpas e doces: iniciativa simples, mas que faz a diferença junto às comunidades quilombolas de Pedra Preta, Puris e Brejo São Caetano, localizadas entre as cidades de Manga e Montalvânia (MG).

Além da renda com a venda dos produtos, a comunidade ganha sustentabilidade ao beneficiar frutos do extrativismo, conservando a biodiversidade local. O projeto recebeu apoio do DGM Brasil e tem como agência executora o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM).

+ Leia mais…

Projeto Paisagens Rurais realiza terceira missão de supervisão do Banco Mundial

O Projeto FIP Paisagens Rurais, voltado para a recuperação ambiental e produtiva de propriedades rurais no Bioma Cerrado, realizou a terceira Missão de Supervisão do Banco Mundial no final do mês de maio (28 e 29/05). Participaram representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Cooperação Alemã GIZ e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

+ Leia mais…

Projeto ABC Cerrado se torna referência de sustentabilidade do agro em acervo da ONU

O ABC Cerrado tornou-se referência no acervo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como caso de sucesso da sustentabilidade do agro brasileiro.

O ABC Cerrado capacitou 7,8 mil produtores rurais do bioma em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.

+ Leia mais…

Climate Ventures apoia aceleração de negócio junto ao FIP Macaúba

Na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, uma palmeira com frutos alaranjados chamada Macaúba tem sido a protagonista de uma ação binacional envolvendo tecnologias de plantio, processamento de óleo vegetal orgânico e parceria com produtores locais. O Projeto Macaúba é realizado pela empresa alemã-brasileira Inocas – Soluções em Ambiente S.A. (em inglês, Innovative Oil and Carbon Solutions) e é responsável pela introdução de um novo conceito de aproveitamento das pastagens pelos pecuaristas do Cerrado. Neste mês (abril 2020), a Inocas iniciou o processo de impulsionamento dos negócios a partir de uma análise personalizada feita pelo Instituto Climate Ventures.

+ Leia mais…

Projeto Sementes da Vida encerra atividades em terra indígena A’uwe no MT

Apoiada pelo Mecanismo de Doação Dedicado a Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais no Âmbito do Programa de Investimento Florestal (DGM/FIP Brasil), a Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento encerrou, neste mês, o projeto Sementes da Vida na Terra indígena A’uwe Pimentel Barbosa, localizada no município de Acorizal, Mato Grosso.

+ Leia mais…

Cartilha orienta produtores rurais na prevenção ao Covid-19

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram uma cartilha online com recomendações de prevenção ao Coronavírus nas propriedades rurais. O documento apresenta orientações e medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho, considerando o caráter essencial das atividades de produtores e trabalhadores rurais para o abastecimento da população.

+ Leia mais…

Gestores fazem reunião de balanço on-line

Nesta terça-feira (31/03), os gestores da carteira de projetos do Fundo de Investimento Florestal (FIP) reuniram-se de forma virtual, em encontro que aconteceria em Brasília (DF) antes da adoção das medidas de isolamento social em função da Covid19. A reunião estava prevista no calendário do programa para promover a integração e a comunicação entre os projetos, e subsidiar o relatório de monitoramento que o projeto FIP Coordenação elabora anualmente.

+ Leia mais…

Projetos da carteira FIP são apresentados para a Rede Cerrado

Nesta quarta-feira (11/03), representantes de entidades da sociedade civil que compõem a Rede Cerrado tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a carteira FIP (Fundo de Investimento Florestal) do Plano de Investimento do Brasil (PIB). Juntos, os oito projetos da carteira representam a principal iniciativa de cooperação internacional para o Cerrado brasileiro. Ao total, são cerca de 100 milhões de dólares em investimentos para a sustentabilidade do Bioma.

O Programa foi apresentado durante a IX Assembleia Geral Ordinária da Rede Cerrado, em Brasília (DF). Os participantes puderam entender como funciona o arranjo de governança para que os projetos aconteçam, desde a gestão até os beneficiários. O FIP Brasil é parte da estratégia global do CIF (Fundo de Investimento para o Clima) em 14 países.

+ Leia mais…

Equipe do Projeto FIP Paisagens rurais discute Comunicação e Salvaguardas

As equipes do Programa de Investimento Florestal (FIP) estiveram reunidas em duas oficinas de trabalho nesta semana. Uma foi sobre Comunicação e a outra, sobre Políticas de Salvaguardas do Banco Mundial, a agência implementadora do programa. Ambas debateram temas relevantes para o projeto FIP Paisagens Rurais.

+ Leia mais…

Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil se reúne em Montes Claros para 7ª reunião ordinária

O Comitê Gestor Nacional, composto por representações indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com reconhecida atuação no Cerrado Brasileiro, além de representantes do governo federal está reunido, hoje (22), juntamente com a agência executora do DGM Brasil, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – NM e o Banco Mundial em sua 7ª reunião ordinária, em Montes Claros/ MG. + Leia mais…

Seminário apresenta relatório anual do Programa de Investimento Florestal (PIB)

No dia 24 de junho de 2019, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF), foi apresentado o relatório anual de monitoramento do Programa de Investimento Florestal (PIB). + Leia mais…

Oficina identifica sinergias entre os projetos FIP

No dia 26 de novembro de 2018 foi realizada, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, a “Oficina para Identificação de Sinergias entre os Projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP)”, com o objetivo de identificar possíveis sinergias entre os oito projetos que compõem PIB/FIP, priorizá-las em função do interesse das partes envolvidas e da viabilidade de realização e planejar a implementação das sinergias selecionadas para o exercício de 2019.

+ Leia mais…

Workshop do Projeto Monitoramento

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 foi realizado,  em Brasília, o Workshop do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro.

+ Leia mais…

Seminário sobre inventário florestal e gestão das novas informações

Pesquisadores da Universidade Exemplo, juntamente com a organização do Projeto Coordenação, At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident, similique sunt in culpa qui officia deserunt mollitia animi, id est laborum et dolorum fuga. Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio.

+ Leia mais…