Carregando…
5 1911

DESTAQUES

Voltar

Cartilha orienta produtores rurais na prevenção ao Covid-19

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram uma cartilha online com recomendações de prevenção ao Coronavírus nas propriedades rurais. O documento apresenta orientações e medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho, considerando o caráter essencial das atividades de produtores e trabalhadores rurais para o abastecimento da população.

“O trabalho do produtor rural, bem como de todos ligados à produção de alimentos, é essencial para o Brasil e para o mundo. Não podemos parar de produzir comida durante a pandemia. Mas, temos que fazer isso da maneira mais segura e sustentável possível, com responsabilidade para conter a disseminação do vírus”, afirma a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini, ao destacar a importância da cartilha.

O Senar é o órgão responsável pela capacitação dos beneficiários do projeto FIP Paisagens Rurais, que leva técnicas de recuperação de pastagens degradadas e recomposição de ativos ambientais a 4 mil proprietários rurais em 10 bacias hidrográficas do bioma Cerrado.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, conta que o material tem como proposta orientar os produtores e trabalhadores neste momento de pandemia global. “São tratadas indicações e medidas de proteção para garantir a segurança no ambiente de trabalho, como os cuidados com acesso de pessoas às propriedades rurais, transporte de funcionários, uso de máquinas, implementos e veículos agrícolas e prevenção da propagação nos refeitórios, alojamentos, entre outros”, explica.

Em casos de trabalhadores com sintomas da Covid-19, a cartilha apresenta sugestões que podem ser implementadas pelo gestor rural para garantir a recuperação do funcionário e proteção dos demais, evitando a propagação da doença. Também são abordados os procedimentos para as boas práticas de fabricação de alimentos, armazenamento e comercialização.

WHATSAPP

Diante da pandemia, o Sistema CNA/Senar abriu um canal de comunicação direto com os produtores rurais. Aqueles que queiram relatar problemas de saúde ou que possam estar afetando a produção agropecuária podem fazer contato pelo Whatsapp. Assim, o Senar poderá receber informações sobre o estado de saúde do produtor e se ele está enfrentando alguma dificuldade com a produção, distribuição e comercialização do seu produto.

Ao fazer o primeiro contato pelo número (61) 93300-7278, o produtor deverá seguir um passo a passo de perguntas até ser direcionado ao técnico responsável.

FIP PAISAGENS RURAIS

O projeto FIP Paisagens Rurais objetiva fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como de práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado. Tem coordenação do Serviço Florestal Brasileiro e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP, em inglês), gerenciados pelo Banco Mundial, o projeto é realizado pela agência de cooperação técnica alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), por encargo do BMZ (Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), pelo Senar, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).